sábado, 21 de maio de 2011

Revisão: Dificuldades, Atributos, e Investigação

Eu sei que prometi falar sobre Traços, mas o Ricardo Tavares, do portal Abre o Jogo e do podcast Jogador-Sonhador, apontou-me algumas coisas básicas que deviam estar no documento, e outras menos básicas que só vieram a baile com o playtest: a Dificuldade imposta pelo MJ nas Cenas de Conflito, a Recuperação de Atributos, e o que acontece a um Atributo que desça abaixo de d4, e ainda Cenas de Investigação.



Diz o Ricardo que as Dificuldades são equilibradas e por isso não pressionam os personagens a Subir a Parada, que é no fundo o coração das mecânicas de down*town. Se não houver pressão suficiente nunca saberemos o que é importante para o personagem - o jogador simplesmente varre toda a oposição à sua frente.

Assim, na sugestão do Ricardo a Dificuldade deveria deixar de ser de d4 a d12, escolhendo o MJ aquela que for mais apropriada, para passar a ter apenas três níveis, que se iriam multiplicar por d4 para obter a Dificuldade. Ou seja, a Dificuldade passaria a ser fácil, normal, e difícil, com um multiplicador correspondente de vezes 1, vezes 2 ou vezes 3, que multiplicaria o resultado de um único dado d4. Portanto, se o MJ achar que a acção tentada é fácil, ele rola apenas o d4 e diz ao jogador, se for difícil, ele rola o d4, multiplica por 3, e diz ao jogador.

Para o próximo ponto relembro o que acontece quando se rolam dados no down*town:

1 - declaração, o jogador diz o que vai fazer
2 - negociação, o MJ diz o que acontece se o jogador falhar
3 - acção, os dados são lançados
4 - resolução, o MJ narra os efeitos decididos nos pontos 1 e 2, com base no resultado do ponto 3
O Ricardo diz que com esta progressão pode dar-se uma dissonância entre o que o MJ diz e o que acontece, se o MJ rolar muito baixo, e sugere a introdução de outro ponto:

1 - declaração, o jogador diz o que vai fazer
2 - dificuldade, o mj rola o dado
3 - negociação, com base no seu resultado, o gm diz o que acontece se o jogador falhar
4 - acção, o jogador rola o(s) dado(s)
5 - resolução, o mj narra os efeitos decididos nos pontos 1 e 3, com base nos pontos 2 e 4

Isto torna-se bastante interessante porque o MJ pode agora adequar a descrição do que acontece com base no seu dado; ou seja, se o MJ tirar 2 há uma hipótese magra de o jogador falhar, logo o MJ descreve algo nesse ponto; se tirar 4 ou mais as hipóteses de falhar já são mais elevadas, por isso o MJ descreverá outra situação. Torna-se uma ferramenta para o roleplay do MJ bastante útil.

As duas sugestões do Ricardo são excelentes e irei adotá-las no futuro.

Recuperação

Pode também existir alguma confusão em relação a como se recuperam os Atributos perdidos. O texto diz que é entre cenas, mas gostaria aqui de clarificar.

Quando um jogador falha um Teste, seja nas Cenas de Investigação seja nas Cenas de Conflito, vê o Atributo testado descer um Grau. O personagem só recupera o Grau perdido se passar uma Cena entre Testes, ou seja, se não estiver envolvido em Testes em pelo menos uma Cena.

Isto é giro, diz o Ricardo e eu aprovo, porque faz com que os personagens sejam emboscados com mais adversidade e leva a que os jogadores Subam a Parada, que é o que eu tinha originalmente planeado.

Atributos abaixo de d4

Esta parte importantíssima não está no documento de jogo, em parte porque o documento foi meio redigido à pressa para o playtest, e em parte porque, lamentavelmente, me esqueci.

Noutros rpg's existem mecânicas para representar a degradação física do personagem, quando este sofre dano de combates, quedas, fogo, etc, chamada Pontos de Vida, que quando chegam a 0 ou abaixo representam a morte do personagem; outros rpg's incluem regras para representar a degradação mental do personagem na forma de Pontos de Sanidade, que quando chegam a 0 ou abaixo representam a loucura permanente do personagem; em ambos os casos isso significa que o personagem deixa de ser jogável, o que é importante e faz sentido nesses jogos, mas não é terrivelmente divertido.

Em down*town o personagem só deixa de ser jogável se o jogador quiser, e o MJ aprovar, o que não quer dizer que se o personagem cair de um arranha-céus se levanta na Cena seguinte para continuar a lutar - recomenda-se discrição na maneira como isto é resolvido; mesmo que o personagem seja crivado de balas por um gangue numa esquina há sempre possibilidade de este recuperar e voltar para se vingar - que é o que acontece na ficção noir.

Assim, para manter o espírito noir do jogo, de cada vez que qualquer Atributo do personagem descer abaixo de d4, o jogador, em conjunto com o MJ, deve pensar num Traço apropriado para o seu personagem - isto representa a degradação moral do personagem e uma descida cada vez mais ingreme para o cinismo, e está completamente de acordo com as regras do noir. No exemplo acima o Traço mais indicado seria Vingança, mas poderia ser outro qualquer; se o personagem fosse angolano e os assaltantes congoleses, este poderia tornar-se Intolerante para com os congoleses; não é algo que recomendaria porque a intolerância racial é um assunto demasiado sensível para ser tratado levianamente, mas é de acordo com o noir, e ainda por cima é algo que acontece diariamente em Angola nos dias de hoje, portanto deve ser tratado de maneira apropriada pelos diferentes grupos.

Ou seja, e para terminar este tópico: quando o Atributo descer abaixo de d4, o jogador e o MJ decidem qual o Traço mais apropriado a adotar, e depois o jogador espera as Cenas necessárias até o Atributo voltar ao normal. Para personagens do MJ, deve adotar-se o mesmo sistema.

Cenas de Investigação

Também há dúvidas entre o que fazer quando vários persoangens estão numa Cena de Investigação, e por isso esta parte carece de esclarecimento.

Todos os personagens que estiverem presentes numa Cena de Investigação descobrem as pistas que houver para descobrir se tiverem a Competência apropriada; todos os personagens envolvidos numa Cena de Investigação Testam o Atributo, mesmo que não tenham a Competência apropriada, para ver se aparece alguma adversidade extra; isto não se aplica se a Competência só poder ser Testada quando treinada, neste caso o jogador não Testa o Atributo.

A qualquer jogador que falhe aparece adversidade, que o MJ deve enquadrar nos seus Traços, ou, falhando isso, deve fazer surgir homens armados.

Depende do MJ e dos jogadores que falharam decidir se envolvem ou não os jogadores que passaram o Teste nesta nova Cena de Conflito.

Este post já vai longo, e fugiu do prometido que era falar sobre Traços, mas estas dúvidas precisavam de ser esclarecidas, até mesmo para mim.

Sem falta, no próximo post irei abordar a nova maneira como os Traços funcionam.

Acompanhem-me!

Sem comentários:

Enviar um comentário