Por isso hoje quero endereçar uma alteração às Memórias.
Metropolis |
Se se recordam, as Memórias estavam intimamente ligadas às Competências; antes de rolar o dado, o jogador podia descrever uma Memória baseada nessa Competência e obter um bónus mecânico de +1 ao lançamento.
Agora as Memórias funcionam de maneira diferente: à frente do MJ estão cinco dados de tamanhos diferentes: d4, d6, d8, d10, e d12, que podem ser usados por todos os jogadores à mesa, incluindo o MJ. A este conjunto chamamos Pilha da Memória.
A qualquer altura qualquer um dos jogadores pode agarrar num dos dados e reclamá-lo para si, dizendo "isso faz-me lembrar uma ocasião em que..." e depois continua com a descrição da sua Memória, que não tem que estar ligada com a Cena em questão nem com nenhuma Competência em particular.
A Memória deve ser sobre o passado do personagem, se usada pelo jogador, ou sobre uma revelação na aventura, se usada pelo MJ. O importante é que a Memória revele algo que seja importante.
O tipo de dado escolhido deve refletir a importância da Memória. Assim, enquanto que um d4 é sobre uma Memória ou uma revelação de pouca importância, um d12 deve ser obrigatoriamente sobre algo terrivelmente importante sobre o passsado do personagem, ou sobre uma grande revelação da aventura.
O jogador não usa o dado agora, mas guarda-o para quando achar conveniente, num Conflito futuro, por exemplo. É nessa altura que o usa, e gasta. Nesta sessão este dado já não pode ser usado mas volta para a Pilha da Memória na sessão seguinte, e qualquer dado guardado e não utilizado também volta para a Pilha da Memória para a sessão seguinte.
Ninguém é obrigado a usar um dado da Pilha da Memória; no entanto, se a meio da sessão nenhum jogador tiver usado um dos dados da Pilha, o MJ é obrigado a iniciar uma Memória e lembrar aos outros jogadores que este é um recurso que podem usar, para contribuir para o jogo e para o passado dos seus personagens.
Esta mecânica serve tangencialmente para gerar tensão entre os jogadores, porque agora é um recurso potencialmente mais desejável, mas poderá não estar acessível a todos, se houver um jogador que goste mais de narrar que outros e que irá usar os dados para ter mais vantagens. Isto é desejável, porque os personagens na ficção noir não se dão todos bem e não são todos imediatamente amigos uns dos outros - aliás, é praticamente sempre o oposto; a colaboração surge de uma necessidade conjunta, mas é mais certo que se dêm mal.
No próximo post irei abordar uma alteração à mecânica dos Traços.
Acompanhem-me!
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