terça-feira, 24 de maio de 2011

Revisão: Traços

Como prometido, vou hoje rever a mecânica dos Traços.

Da maneira como funcionavam até aqui, os Traços permitiam Subir a Parada quando o jogador falhava um Teste que estivesse diretamente ligado a um dos seus Traços, acrescentando dados dos outros Atributos; falhando, o jogador podia repetir o Teste, acrescentando o dado de um terceiro Atributo e um quarto, se falhasse novamente, mas os dados iam sempre descendo de grau, numa espiral de morte que, francamente, não é muito divertida.

Por isso alterei a regra de Subir a Parada e a maneira como os Traços funcionam.
Johnny Mnemonic


Todos os Traços têm agora um dado que lhes está associado, de d4 a d12 conforme a importância deste para o personagem, e seguindo a mesma regra para os Atributos: quanto maior o grau do dado melhor, mas neste caso, um maior grau significa uma maior influência do Traço no comportamento do personagem; o Traço torna-se assim uma maior ferramenta de roleplay, inclusivé para o MJ, que agora tem um alvo maior para atirar qualquer nova adversidade que possa surgir de Testes falhados nas Cenas de Investigação.

Durantes as Cenas de Conflito, o jogador pode à mesma escolher Subir a Parada. O dado do Teste original desce um grau, e o jogador agora rola o dado do Traço juntamente com o dado do Atributo do Teste inicial. Se perder novamente, o dado desce outro grau, e o jogador pode escolher Subir a Parada mais uma vez, mas desta vez ele escolhe um Atributo diferente, e rola o dado desse Atributo juntamente com o dado do Traço. Se perder, o Atributo desce um grau, mas o jogador pode Subir a Parada novamente, com outro Atributo, e assim sucessivamente até ter esgotado os Atributos a usar.

Subir a Parada representa sempre uma coisa diferente para a ficção do jogo, conforme o Atributo para que usa para Subir.

Se Subir para Astúcia, isto significa que o personagem está a usar de um ardil, a usar de argumentos lógicos, ou que está a usar as fraquezas do oponente contra ele.

Se Subir para Coragem, isto significa que está a intimidar o oponente, gritando com ele, ou ameaçando-o; o personagem está literalmente a "crescer" para o oponente.

Se Subir para Presença, isto significa que está a dar-lhe ordens, ou que está a mentir para ganhar.

Finalmente, se Subir para Vigor, o personagem está a "cair em cima" do oponente, empurrando-o ou a agredi-lo fisicamente.

Num próximo post irei clarificar os diversos tipos de Cenas que podem ocorrer durante o jogo.

Acompanhem-me!

Sem comentários:

Enviar um comentário