terça-feira, 3 de maio de 2011

As características dos personagens de down*town: Traços

Como prometido, e já com algum atraso, hoje vou falar sobre Traços.

Os Traços são as características que melhor definem a personalidade do personagem, pois indicam aquilo que realmente é importante para ele, o que o leva a tomar as grandes decisões, e o que o leva a arriscar tudo para ser bem sucedido.

Os Traços entram em jogo depois de o personagem ter falhado um Teste, e se este Teste estiver de acordo com um dos Traços do personagem. Se estas condições se verificarem, o jogador pode escolher Subir a Parada.


http://www.ugo.com/images/articles/000903400/903271_big.jpg
Ao Subir a Parada, o jogador vai fazer novo Teste, desta vez usando o grau actual do Atributo, mas rolando também um segundo dado de outro Atributo, à escolha do jogador, resolvendo a ficção do jogo à volta do segundo Atributo.

Por exemplo, o detective Ash está contratado para proteger o filho de um importante senador enquando decorre a campanha eleitoral; um dos Traços do detective é Dedicado, que significa que ele leva sempre uma missão até ao fim. O detective é confrontado com ordens para entregar o filho do senador, e resiste; o MJ pede um Teste de Influência (Presença d6) de Ash, contra a Influência (Presença d8) do oponente; os dados são rolados, e Ash tira um 4 contra o 5 do oponente, perdendo o Teste. Isto vai contra o Traço de Dedicado de Ash, uma vez que ele deixaria de proteger o rapaz, e por isso o jogador resolveu Subir a Parada, gritando com o seu oponente que não vai entregar o rapaz a ninguém; o jogador diz claramente que vai tentar Intimidar (Coragem d10) o adversário. O MJ pede novo Teste, e desta vez o jogador rola os dados dos dois Atributos, o d4 da Presença, porque desceu um grau ao perder o Teste, mais o d10 da sua Coragem, contra o d8 da Presença do adversário, e tira 2 e 5, contra 4. O jogador ganhou, e o detective Ash consegue intimidar o seu oponente a desistir de levar o rapaz.

Se o resultado dos dois dados for superior, então o personagem que perde reduz dois graus ao valor do seu dado. Se foi o personagem que Subiu a Parada quem perdeu o Teste, então os dois Atributos envolvidos no Teste descem um grau. O jogador pode escolher Subir a Parada novamente, usando um Atributo diferente.

O jogador só pode Subir a Parada num Teste por três vezes, resolvendo sempre o seu roleplay à volta do último Atributo acrescentado; de notar que Subir a Parada para o Vigor é estar a usar de violência física contra o personagem.

O MJ também pode decidir Subir a Parada para os seus personagens, usando as mesmas mecânicas. Por seu lado, o jogador pode Subir a Parada como resposta; a única condição para Subir, em qualquer dos casos, é ter perdido o Teste e fazê-lo ir contra o Traço do personagem.

Se o personagem do jogador Subir a Parada as três vezes e mesmo assim perder o Teste, então o seu personagem ganha 1 Ponto de Experiência. Este ponto pode ser usado para subir graus nos Atributos, e comprar novas Competências ou Vantagens. Esta mecânica de Experiência será desenvolvida num outro post, mas é de notar que as personagens em down*town são já todas muito experientes e no topo das suas capacidades, e por isso não vão ganhar assim tanta experiência nem melhorar muito mais; isto serve para modelar as personagens nos filmes noir, os detectives durões que são mais cínicos que ingénuos.

Apesar disso, o jogador pode, em qualquer altura, decidir que qualquer dos Traços já não serve à visão que tem do seu personagem. Este momento deve ser apropriadamente dramático pois marca uma mudança na personalidade e visão do mundo do personagem, uma altura em que ele deixa de ser tão cínico e passa a ter um coração menos insensível. Para isso, o jogador tem que escolher ir contra o Traço que deseja abandonar, e escolher um novo; além disso, o seu personagem ganha 1 Ponto de Experiência, e ainda um bónus de +5 ao próximo Teste. Mas reforço a ideia, este momento deve ser dramático! No exemplo anterior, o detective Ash descobre que está a ser usado e que na verdade nunca foi intenção do senador que o filho fosse protegido; assim, o jogador decide perder o Traço de Dedicado, o seu personagem detective Ash ganha 1 Ponto de Experiência, e o jogador ganha um bónus de +5 ao próximo Teste; como novo Traço, o jogador escolhe Vingança, e agora o detective Ash tem um novo alvo abater...

A qualquer altura o jogador pode também decidir acrescentar um novo Traço ao seu personagem. Esta decisão não precisa vir num momento dramático do jogo, cabe apenas ao jogador escolher quando acrescentar o novo Traço. Cada personagem só pode ter até um máximo de cinco Traços a cada momento, mas o jogador é sempre livre de escolher um momento dramático para trocar um Traço por outro.

No próximo post irei apresentar uma lista de vários Traços apropriado a um jogo de down*town.

Até lá!

Sem comentários:

Enviar um comentário