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As Vantagens são aquilo que distingue o personagem dos outros personagens, e practicamente sempre esta distinção acontece a um plano bastante óbvio.
A nível mecânico, as Vantagens mudam a maneira como se usam os dados, de três maneiras distintas, Modificando o Valor do Dado, Permitindo Novo Lançamento, e Forçando Novo Lançamento.
As Vantagens que Modificam o Valor do Dado acrescentam valores ao resultado final do lançamento, em todos os lançamentos a que digam respeito. Este bónus é de +1 se o efeito for geral, ou de +2 se houver um efeito de ficção de jogo negativo.
Alguns exemplos:
Extremamente Compente: o jogador escolhe uma Competência onde tem maior aptidão; esta aptidão extra pode ser o resultado de um treino específico, de aumento cibernético, ou de nascença. Em qualquer Teste relativo à Competência escolhida, o jogador soma +1 ao resultado do dado.
Arma de Mercado Negro: o personagem tem uma arma que normalmente não se encontra no mercado normal. Esta arma tem um maior alcance, ou faz mais dano; este efeito é de cor na ficção de jogo. Em qualquer Teste de Armas de Fogo durante um Conflicto, o jogador pode somar +2 ao resultado do dado; sendo uma Arma de Mercado Negro, o personagem pode ser perseguido pelas autoridades se não tiver cuidado.
As Vantagens que Permitem Novo Lançamento entram em jogo apenas se o jogador, ou o MJ, não gostar do resultado do seu dado; ele lança novamente e escolhe o resultado.
Alguns exemplos:
Sistema de Mira: o personagem tem um sistema de mira na sua arma de fogo que é ligado sem fios a um implante no seu cérebro que projecta na sua retina uma imagem definida do alvo e das zonas onde pode fazer mais dano. Se o jogador não gostar do resultado do seu lançamento num Teste de Armas de Fogo, pode lançar novamente o dado e escolher o resultado melhor.
Amigos no Crime Organizado: o personagem conhece pessoas num tríade, na yakuza ou na mafia, ou noutra organização criminosa. Se o jogador não gostar do resultado do seu lançamento num Teste de Bater as Ruas, pode lançar novamente o dado e escolher o resultado melhor.
As Vantagens que Forçam Novo Lançamento entram em jogo apenas se o jogador, ou o MJ, não gostar do lançamento do seu adversário; este lança novamente e o personagem com a Vantagem escolhe o resultado.
Alguns exemplos:
Camuflagem Adaptiva: o personagem tem um fato feito de uma fibra que o torna practivamente invisível a olho nú. O jogador, ou o MJ, pode forçar um novo lançamento ao seu oponente para Testes de Armas de Fogo e Furtivo.
Cópia de Segurança: o personagem tem um conjunto de software e hardware que pode usar para efeitos de segurança. O jogador, ou o MJ, pode forçar um novo lançamento ao seu oponente para Testes de Computadores.
Estes são apenas alguns exemplos de Vantagens; num próximo post irei expandir esta lista, mas, tal como com as Competências e os Traços, a lista não é definitiva, e o jogador e o MJ podem chegar a um acordo sobre novas Vantagens para o personagem.
Até lá!
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