http://xenophilius.wordpress.com/2010/09/03/minority-report-style-software-to-predict-crime/ |
Ao contrário do que escrevi no post anterior, o jogador só pode tentar uma acção se for Competente, ou seja, se tiver a Competência.
A isto chama-se Testar a Competência. O jogador procura qual a Competência adequada à acção que pretende realizar, e rola o dado do Atributo que lhe é correspondente.
Caso não tenha a Competência adequada, ele pode tentar a acção na mesma, mas com uma penalidade de -1 ponto ao lançamento do dado. Por vezes isto não é adequado; há certas Competências que só podem ser Testadas se o personagem as tiver. Neste caso, nenhum Teste é necessário pois a acção falhará automaticamente.
Pode haver ocasiões em que nenhuma Competência seja aplicável. Neste caso, o jogador pode fazer à mesma o lançamento, usando apenas o dado do Atributo.
O jogador pode ainda usar uma ferramenta importantíssima que lhe dá uma enorme margem criativa e de influência narrativa, chamada Memória. Tal como já escrevi, uma Competência é o conjunto das experiências do personagem; imediatamente antes de rolar o dado para Testar a Competência, o jogador é livre de inventar uma situação onde o seu personagem já tenha usado a Competência, e ganha um bónus de +1 a este Teste. Pode descrever esta situação da maneira que quiser, como se fosse um flashback, envolvendo as personagens que quiser, desde que seja relacionado com a Competência e a acção que pretende usar.
Só pode fazê-lo uma vez por sessão por Competência, no entanto; se usar uma Memória de Luta nesta sessão, só o pode voltar a fazer para Luta na próxima. O MJ não pode vetar esta descrição, mas pode orientar o jogador, tornando a descrição mais apropriada ao ambiente que pretende criar.
No próximo post irei escrever detalhadamente sobre Competências.
Até lá!
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