terça-feira, 26 de abril de 2011

As características dos personagens de down*town: Competências

As Competências são o conjunto de conhecimento do personagem, tanto empírico como corporal como social, porque representa o conhecimento que se ganha da experiência de realizar acções repetidamente, recorrendo à memória muscular, e do círculo de pessoas que o personagem conhece; num exemplo, um bom detective não é bom apenas porque consegue juntar as pistas todas, mas porque tem à sua volta uma rede de contactos que o ajuda, ele muito provavelmente conhece outros detectives, jornalistas, polícias, políticos, etc, e os seus sentidos e músculos estão treinados para reconhecer padrões de comportamento, de localizações, etc.


http://xenophilius.wordpress.com/2010/09/03/minority-report-style-software-to-predict-crime/


Ao contrário do que escrevi no post anterior, o jogador só pode tentar uma acção se for Competente, ou seja, se tiver a Competência.

A isto chama-se Testar a Competência. O jogador procura qual a Competência adequada à acção que pretende realizar, e rola o dado do Atributo que lhe é correspondente.

Caso não tenha a Competência adequada, ele pode tentar a acção na mesma, mas com uma penalidade de -1 ponto ao lançamento do dado. Por vezes isto não é adequado; há certas Competências que só podem ser Testadas se o personagem as tiver. Neste caso, nenhum Teste é necessário pois a acção falhará automaticamente.

Pode haver ocasiões em que nenhuma Competência seja aplicável. Neste caso, o jogador pode fazer à mesma o lançamento, usando apenas o dado do Atributo.

O jogador pode ainda usar uma ferramenta importantíssima que lhe dá uma enorme margem criativa e de influência narrativa, chamada Memória. Tal como já escrevi, uma Competência é o conjunto das experiências do personagem; imediatamente antes de rolar o dado para Testar a Competência, o jogador é livre de inventar uma situação onde o seu personagem já tenha usado a Competência, e ganha um bónus de +1 a este Teste. Pode descrever esta situação da maneira que quiser, como se fosse um flashback, envolvendo as personagens que quiser, desde que seja relacionado com a Competência e a acção que pretende usar.

Só pode fazê-lo uma vez por sessão por Competência, no entanto; se usar uma Memória de Luta nesta sessão, só o pode voltar a fazer para Luta na próxima. O MJ não pode vetar esta descrição, mas pode orientar o jogador, tornando a descrição mais apropriada ao ambiente que pretende criar.

No próximo post irei escrever detalhadamente sobre Competências.

Até lá!

Sem comentários:

Enviar um comentário