domingo, 24 de abril de 2011

As Três Grandes Questões

Há algum tempo atrás Troy Costisik propôs Três Grandes Questões para orientar o processo de design de jogos dos aspirantes a designers. Aqui vou responder a estas questões, tanto para que eu perceba o que quero fazer com o down*town, como para que vocês percebam o que quero fazer.



1 - Sobre o que é o jogo?

down*town é um rpg tech-noir passado num futuro distópico não muito distante, sobre homens e mulheres cuja sorte mandou para os estratos mais baixos da sociedade. É, particularmente, sobre as escolhas, decisões e respostas que os personagens tomam/dão neste mundo, principalmente sobre o que é mais importante para eles.

2 - O que fazem os personagens?

Os personagens investigam crimes relacionados com tecnologia, sexo, e poder, e principalmente problemas sociais causados pelo uso (indevido) da tecnologia.

3 - O que fazem os jogadores?

Para além de controlarem os personagens e resolverem os seus dilemas, os jogadores participam activamente na ficção do jogo através de uma mecânica especial chamada Memória - uma espécie de flashback, como nos bons filmes noir dos anos 40. Além disso, existe ainda uma mecânica chamada Subir a Parada, que deixa que as grandes paixões, motivações e credos dos personagens os leva a que sejam bem sucedidos quando um falhanço estava no horizonte.


http://diablo2003.deviantart.com/art/Bladerunner-The-Animation-108569360?q=favby:jasonpal/1483810&qo=76

Recomendações

Para uma melhor apreciação deste tema tão específico, recomendo a visualização dos seguintes filmes:

Blade Runner
Dark City
Minority Report
Gattaca
The Thirteenth Floor
Ghost in the Shell
Animatrix: Detective Story (dentro do DVD de Animatrix, histórias animadas no universo de Matrix)
Renaissance
A Scanner Darkly
12 Monkeys
Reign of Death
Strange Days

É impressionante a quantidade de filmes baseados nas obras de Phillip K. Dick, que mais vale recomendar a obra toda dele.

Das séries:

Total Recall 2070
Aidan 5 (web-série)
Naught for Hire (web-série)
Ergo Proxy

Dos jogos:

Deux Ex: Human Revolution
Gemini Rue
Fate by Numbers
Under a Killing Moon

E finalmente, das BD's:

Desolation Jones
Sinchronicity

Nos próximos posts irei desenvolver o down*town, e espero que me acompanhem! Entretanto, se tiverem questões ou sugestões, sintam-se à vontade para colocar.

Abraço!

Sem comentários:

Enviar um comentário