quinta-feira, 28 de abril de 2011

Lista de Competências

No post anterior falei sobre como as Competências eram o repositório de conhecimento de personagem. Neste post vou abordar as diferentes Competências.
Como referi, as Competências são correspondentes a um Atributo. Abaixo uma lista de Competências, distribuídas por Atributo, e uma breve descrição destas, assim como das pessoas que o personagem pode conhecer e usar nas suas Memórias, e finalmente se o personagem pode fazer um Teste mesmo sem ter a Competência. De notar que esta não é uma lista definitiva; o MJ e o jogador podem chegar a um acordo sobre outras Competências que sejam relevantes para o personagem.


http://benfry.com/valence/minorityreport/


Astúcia:

Computadores: no mundo do futuro toda a gente saberá operar um computador, porque estes serão omni-presentes; esta Competência demonstra o conhecimento para aceder e manipular computadores de terceiros, vulgo hacking. O personagem conhece outros hackers e pode usar as suas Memórias nesta perspectiva. Não pode ser Testada sem ter a Competência.

Electrónica: no futuro todas as pessoas terão contacto com alguma espécie de aparelho electrónico; esta Competência é sobre o uso e reparação destes aparelhos electrónicos, assim como do seu melhoramento; apesar de parecer, não existe sobreposição com as Competências de Computadores e de Mecânica, porque são assuntos diferentes. O personagem conhece pessoas nesta área, e o jogador pode usar este tipo de Memórias para obter vantagens no lançamento do dado. Não pode ser Testada sem ter a Competência.

Leis: esta Competência é sobre o conhecimento das leis locais e sua aplicação. É útil para saber quando se pode interrogar um suspeito com e sem mandato. O personagem conhece advogados, polícias, ou políticos, e pode usar as suas Memórias nesta área. Não pode ser Testada sem ter a Competência.

Línguas: esta Competência cobre a habilidade de aprender e falar correctamente línguas diferentes. O personagem conhece estrangeiros que trabalhem em Luanda, e o jogador pode orientar as suas Memórias neste campo. Não pode ser Testada sem ter a Competência.

Mecânica: esta Competência é sobre o uso e melhoramento de aparelhos mecânicos, como veículos ou maquinaria pesada. O personagem conhece mecânicos e pessoas ligadas ao meio, como condutores e tuners, e pode usar as suas Memórias neste sentido. Não pode ser Testada sem ter a Competência.

Medicina: num mundo perigoso onde o perigo espreita a cada esquina, é bom saber como remendar o corpo quando este se estraga com o contacto súbito com uma bala, ou com um carro, e na maior parte das vezes a operação é feita sem o mínimo de condições de higiene. O personagem conhece médicos, legais ou ilegais, e pode usar as suas Memórias nesse sentido. Não pode ser Testada sem ter a Competência.

Pesquisar: esta Competência é sobre obter informação através de pesquisa, em registos, sites, jornais, etc. O personagem conhece pessoas nas respectivas àreas, e pode enquadrar as suas Memórias dessa maneira.

Percepção: esta Competência não representa por si um treino dos sentidos, mas antes um estado de consciência atenta e vigilante; é usada para detectar emboscadas, para reparar em detalhes, e para ver se alguém está a mentir. O personagem conhece pessoas onde faria sentido, e o jogador pode as suas Memórias nesse sentido.

Coragem:

Bater as ruas: esta Competência representa o conhecimento que é preciso ter para questionar rufiões e bandidos no seu próprio elemento, para obter informações. O personagem conhece este tipo de indivíduos, e o jogador pode enquadrar as suas Memórias nesse sentido.

Intimidar: esta Competência representa a capacidade de inspirar receio ou temor para obter informações ou inspirar um comportamento, de uma forma violenta ou ameaçadora. O personagem conhece este tipo de pessoas, polícias, detectives ou até elementos criminosos, e o jogador pode enquadrar as suas Memórias nesse sentido.

Interrogar: esta Competência representa a capacidade de fazer as perguntas certas para obter as respostas certas, e difere de Intimidar porque ao Interrogar o personagem não age de forma violenta e procura efectivamente obter informações. O personagem conhece agentes da lei e o jogador pode orientar a formação das suas Memórias nesse sentido.

Presença:

Cortesia: esta Competência representa a arte de falar com delicadeza, em situações sociais que exigem tacto. O personagem conhece políticos, empresários ou outros elementos que normalmente negoceiam nestas condições, e o jogador pode enquadrar as suas Memórias neste sentido.

Disfarce: esta Competência representa a capacidade para enganar e dissimular. O personagem conhece elementos que normalmente enganam para obter o que querem, e o jogador pode orientar o roleplay das suas Memórias nesse sentido.

Influência: esta Competência representa a capacidade de liderar e persuadir. O personagem conhece pessoas em posições de liderança e o jogador pode orientar a construção das suas Memórias nesse sentido.

Sedução: esta Competência representa a capacidade de deliberadamente levar alguém a comprometer-se, independentemente da orientação sexual, embora o seduzido possa oferecer resistência. O personagem conhece outros personagens que regularmente usam da Sedução na sua linha de ocupação, e o jogador pode orientar o roleplay das suas Memórias nesse sentido.

Subterfúgio: esta é a Competência de mentir e enganar. O personagem conhece outros personagens que fazem do mentir a sua profissão, como vendedores e advogados, e o jogador pode orientar o roleplay das suas Memórias nesse sentido.

Vigor:

Agilidade: esta Competência representa a boa forma física do personagem e a sua capacidade atlética. O personagem conhece pessoas em ginásios e sítios onde se praticam desportos, e pode orientar as suas Memórias nesse sentido.

Armas de Fogo: esta Competência representa o treino com armas de fogo. O personagem conhece pessoas que regularmente usam e lidam com armas de fogo, e o jogador pode construir as suas Memórias à base disso.

Lutar: esta Competência é a capacidade de sair ileso de uma luta onde não se usem armas de fogo. O personagem conhece pessoas que regularmente se metem em lutas e pode orientar as suas Memórias nesse sentido.

Furtivo: esta Competência representa a capacidade de agir dissimuladamente, sem fazer barulho, de esconder objectos nas suas roupas ou de roubar objectos de outras pessoas. O personagem conhece pessoas que regularmente o practicam, e o jogador pode construir as suas Memórias para esse efeito.

São estas as Competências que os personagens usam em down*town. Como escrevi no início do post, esta lista não é final, e entre jogador e MJ podem chegar à conclusão que precisam de mais, ou de retirar algumas. De referir que esta lista não pretende representar um conhecimento real, mas um conhecimento que geralmente se encontra em elementos de ficção científica ou noir.

Num futuro post irei falar sobre Vantagens e Traços, mas o próximo post será sobre Conflictos versus Investigação, e a maneira de como usar as Competências em ambos os casos.

Até lá!

Sem comentários:

Enviar um comentário